No último dia 11/01, ocorreu um acidente fatal envolvendo um trabalhador terceirizado da Vencer, prestadora da Neoenergia. Pedro Eliseu Vanderlei de Santana sofreu uma descarga elétrica quando realizava manutenção em uma rede de alta tensão na zona rural de Garanhuns, apesar de estar utilizando os equipamentos de segurança apropriados, o trabalhador não sobreviveu.
Esse caso, expõe mais uma vez o descaso referente a vida dos trabalhadores terceirizados da Neoenergia e levanta também sérias preocupações sobre as condições de trabalho, procedimentos de segurança adotados ou, muitas vezes, negligenciados, incessante pressão por produtividade e cumprimento de metas.
Esses trabalhadores frequentemente enfrentam condições precárias e falta de treinamento adequado, evidenciando que as empresas visam o lucro em detrimento a vida e segurança dos terceirizados.
A Neoenergia, como contratante dessas empresas, deve ser responsabilizada por esse descaso e também criar protocolos eficazes, que assegurem de fato a vida e a segurança desses trabalhadores.
Ação do sindicato
Os diretores do Sindurb/PE, Georgio Cordeiro (diretor de Imprensa e coordenador dasTerceirizadas), Wellington Soares (responsável pelas áreas de Saúde, Segurança e MeioAmbiente) e Aderaldo Araújo (diretor regional), estiveram na unidade da Vencer, em Garanhuns,no dia 13/01(segunda-feira), para apurar as circunstâncias do acidente. Durante a visita, os diretores cobraram da empresa uma reavaliação urgente das práticas desegurança e um compromisso efetivo em garantir a proteção dos trabalhadores, que colocamsuas vidas em risco diariamente. Além disso, aguardarão o resultado do relatório da investigaçãodo acidente. O sindicato manterá sua postura firme na defesa dos direitos dos trabalhadores, intensificandoa fiscalização das condições de segurança nas empresas..
As vidas são o mais importante. A segurança vem sempre em primeiro lugar!!!