SINDURB-PE | Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco

Campanha Salarial Compesa 2023: É hora de união!

Em assembleia, realizada nesta terça-feira (22/08), os trabalhadores decidiram realizar uma mobilização de 48 horas para pressionar a direção da Compesa e o Governo do Estado a retomarem a negociação coletiva. Assembleia

O Sindurb/PE iniciou a reunião com um breve resumo do processo negocial e informou a todos os presentes sobre a última decisão da empresa (através de ofício) de adiar a campanha salarial novamente e empurrar as discussões das cláusulas econômicas mais importantes (reajuste salarial, tíquete alimentação, gratificação de férias, auxílio educação e diárias) para o final do mês de setembro.

Os dirigentes sindicais afirmaram que não existe desculpa plausível para suspender a negociação e que essa ordem veio diretamente do Governo do Estado, que quer colocar os compesianos no mesmo grupo dos demais servidores estaduais da administração direta, que estão com uma proposta de reajuste zero.

Não podemos defender essa proposta de suspensão. A Compesa está economicamente bem. Ano passado, foram investidos mais de R$1 bilhão para melhoria da infraestrutura dos sistemas de água e de esgoto, evidenciando um crescimento de 15% em comparação a 2021. Mesmo nos anos de restrições (pandemia), houve crescimento na empresa e com a ajuda dos trabalhadores que abriram mão de suas férias e reajustes naquele momento.

Não podemos e não vamos deixar que nossa Campanha Salarial se transforme em discurso político da Governadora Raquel Lyra para iniciar o processo de privatização da empresa.

União e luta
Na assembleia, o dirigente do Sindurb-PE, José Barbosa, chamou a atenção para o atual momento de nossa Campanha Salarial:“ agora é hora de mobilizar toda a categoria. É hora de unir forças e pressionar a Compesa pelo retorno da negociação coletiva!”, afirmou.

Apesar de alguns trabalhadores solicitarem greve, a grande maioria dos presentes na assembleia decidiram apostar numa mobilização de 48h como uma estratégia para fazer pressão na Companhia, uma vez que, o Governo Estadual está perseguindo sem precedentes outras categorias que suspenderam suas atividades.

Mobilização de 48h

•Dias 29 e 30/08 – mobilização de 48 horas.
• Dia 29/08 (terça-feira) – Passeata até a Assembleia Legislativa.
Concentração a partir das 13h, em frente a empresa da Cruz Cabugá e seguirão até a ALEPE, para pressionar os parlamentares sobre o descaso do Governo Estadual com a campanha salarial dos trabalhadores e a tentativa de privatização da empresa.
Esse é um momento de união. Nossa luta só será vitoriosa com a participação em massa da categoria.
Juntos somos mais fortes!

Leia o boletim (clique aqui)

Sair da versão mobile