SINDURB-PE | Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco

Carta aberta aos participantes dos Fundos de Pensão do Sistema Eletrobras

No dia 04 de março, a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) organizou um seminário para debater o futuro dos Fundos de Pensão frente aos processos de privatização e o impacto para os trabalhadores da Eletrobras.

O seminário teve cerca de 300 inscrições com a participação dos representantes do CNE, da FNU, FRUNE, CNU, os assistidos dos Fundos de Pensão da Eletrobras e suas subsidiárias (Furnas, CGTEletrosul, Eletronorte, Cepel, Eletronuclear e Chesf). Estiveram presentes também os Conselheiros eleitos da Fachesf pelos trabalhadores: Fernando Neves, Júlia Margarida e Wellington Soares.
A principal conclusão extraída dos debates é que os participantes e assistidos das entidades de previdência complementar ligados à Eletrobras serão fortemente prejudicados com a privatização, principalmente após a MP 1031/2021, a qual cede o controle da empresa ao capital privado.
A privatização pode impactar diretamente na vida de mais de 100 mil participantes, assistidos e dependentes das empresas ligadas à Holding Eletrobras.
Os trabalhadores representantes das associações, dos sindicatos, federações e confederações entendem que a força para rever mais essa tentativa de agressão aos direitos e conquistas dos trabalhadores é a mobilização da categoria como um todo.
Para isso, foram tirados eixos de lutas, compilados numa Carta Aberta aos trabalhadores da Eletrobras, pois, é preciso deixar a categoria ciente dos danos que a privatização causará à Holding.

Leia a carta aqui

Sair da versão mobile