SINDURB-PE | Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco

Em parceria com o Sindurb/PE e Senge-PE, Frune cobra apuração das demissões na Axia Nordeste no MPT-PE

Entidades sindicais denunciam desligamentos progressivos, falta de critérios conhecidos e impactos sobre a saúde mental dos trabalhadores

FRUNE, juntamente com o Sindurb/PE e o Senge-PE, participou ontem, 25, de uma audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) para discutir as demissões que vêm ocorrendo na Axia Energia.
A empresa não compareceu à audiência e alegou que somente teria disponibilidade para participar das tratativas a partir do mês de setembro. Diante disso, as entidades sindicais manifestaram preocupação com o elevado número de desligamentos realizados de forma progressiva, sem critérios conhecidos pela categoria e sem qualquer negociação prévia com os sindicatos.
Para as entidades, a sequência de demissões pode caracterizar um processo de desligamento coletivo, o que exige a devida apuração das circunstâncias e dos critérios utilizados pela empresa. Durante a audiência, também foram apresentados os impactos desse cenário sobre os trabalhadores, especialmente o aumento da insegurança, da ansiedade e de outros problemas relacionados à saúde mental.

 

Leia o boletim (clique aqui)

Sair da versão mobile