A Compesa realizou recentemente a eleição para o Grupo de Trabalho responsável por discutir e planejar as etapas da chamada “Gestão da Mudança”, no contexto do processo de concessão da empresa. Esse grupo teria, em tese, a função de acompanhar e propor caminhos durante as transformações estruturais que impactarão diretamente os trabalhadores.
Desde o início, o Sindurb/PE, enquanto instituição, optou por não participar diretamente do processo, por entender que ele contribui para legitimar a concessão da empresa. Apesar disso, um grupo de trabalhadores procurou o sindicato defendendo a participação da entidade. Ainda assim, o Sindurb/PE decidiu manter uma posição de neutralidade institucional.
Posteriormente, o sindicato voltou a ser procurado por diversos trabalhadores, que manifestaram preocupação e levantaram sérias dúvidas quanto à legitimidade e à transparência de todo o processo eleitoral.