O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (12/09), a publicação do edital de leilão da concessão parcial dos serviços de água e esgotamento sanitário da Compesa, em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Essa iniciativa, apresentada como “universalização do saneamento” e promessa de investimentos bilionários, nada mais é do que a entrega de um patrimônio público fundamental para o povo pernambucano aos interesses
do setor privado. O projeto prevê conceder parte dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento por 35 anos, comprometendo gerações futuras e colocando em risco o direito da população a um serviço essencial.
O Sindurb/PE denuncia que essa concessão não garante a melhoria da qualidade dos serviços nem a universalização do saneamento. Pelo contrário, causará aumento das tarifas, a precarização das condições de
trabalho e a piora dos serviços para a população, principalmente para os moradores das áreas mais pobres.
Atualmente, a Compesa consegue cobrir 87% do abastecimento de água no Estado, no esgotamento sanitário, esse índice é de 34% e segue realizando projetos de expansão dos serviços. O que falta não é
capacidade técnica, mas sim vontade política e investimentos públicos, que garantam a ampliação dos serviços sem abrir mão do controle social e da gestão pública.