Nos dias 26 e 27/10, a direção do Sindurb/PE esteve na cidade de Serra Talhada em Defesa da Compesa Pública e Eficiente. Os diretores sindicais abraçaram a luta e participaram de várias atividades no município para chamar a atenção da população e da imprensa local.
Entrevistas Rádio e TV
Nos programas Sertão de Notícias (Rádio Cultura FM) e Falando Francamente (TV Farol de Notícias), o Presidente do Sindurb/PE, José Hollanda falou sobre o modelo que o Governo de Pernambuco se espelha para realizar a Concessão do serviço de água na Compesa. “A Casal, empresa pública de água e saneamento de Alagoas, foi fatiada pela Concessão. A parte da arrecadação, considerada o filé, ficou com a empresa privada e a parte que requer mais investimentos e obras ficou com a empresa pública. Você sabe o resultado dessa Concessão? Aumento da tarifa social, precarização do serviço e uma enxurrada de críticas e reclamações da população”, afirmou José Hollanda.
O Presidente do Sindurb/PE também comentou porque o Governo fala em concessão na Compesa: “A Governadora Raquel Lyra fala que não haverá privatização e sim concessão na Companhia. Mas, isso é mero jogo de palavras. A Compesa é uma empresa de sociedade anônima, de capital fechado, ou seja, ela não negocia ações, portanto ela não tem como vender ações, a não ser de quem já tem, como o Governo do Estado. A Governadora quer concessão. O que é concessão? É conceder, tornar disponível, colocar à disposição, doar, emprestar para o ente privado para explorar o serviço por um tempo”.