No dia 13/03, foi realizada a primeira reunião de negociação entre o Sindurb/PE e as empresas Termopernambuco I e II, NC Energia e Neoenergia Serviços (Neoserv).
Estiveram presentes pelas empresas: Rodrigo Oliveira, Ronaldo Vieira e Luize Resende. Pelo Sindicato os diretores: Josenildo Rodrigues, Ananias Medeiros, Aderaldo Araújo, Linaldo Leite e Nivaldo Costa.
Negociação Frustrada
Logo no início da reunião, os representantes das empresas surpreenderam os diretores sindicais com uma proposta de inverter todo o processo de negociação, ao não respeitar a data base (1º de janeiro) e se negar a pagar qualquer retroativo aos trabalhadores. Além disso, os representantes negaram todas as cláusulas novas e ainda sinalizaram que querem diminuir os benefícios da categoria.
Os diretores sindicais afirmaram que a proposta não atende os anseios dos trabalhadores e reforçaram que vários itens da Pauta, dentre eles, o aumento da idade dos filhos para a concessão do auxílio dependente e alteração na cobrança da coparticipação do Plano de Saúde, são tópicos sensíveis e de extrema importância para toda a categoria.