No dia 27 de maio, às 14h, foi realizada Audiência Virtual sob a Presidência da Procuradora do Trabalho, Dra.Debora Tito Farias, sobre o fechamento dos Ambulatórios da Fachesf.
Presente pelo Sindurb-PE requerente da mediação, José Gomes Barbosa Filho e Wellington Soares, acompanhados da Dra. Silvia Nogueira. Pelo Sindicato dos Engenheiros de PE, Mozart Bandeira. Pela
Federação Regional dos Urbanitários do NE, Raimundo Lucena.
Presentes os prepostos da empresa Eletrobras e Chesf: Thiago de Sá Leitão, Gestor de Benefícios, Jorge Carlos Lustosa, Relações Trabalhistas Sindicais, acompanhados do Dr. Felipe Silva da Conceição.
O Sindurb-PE explanou os motivos do pedido da mediação, sendo duas questões: o fechamento de seis ambulatórios em prejuízo ao atendimento das populações circunscritas e a prática de atos antissindicais a
partir da dificuldade de liberação dos dirigentes sindicais para o exercício de suas atividades.
Foi informado por todos que houve uma reunião conjunta na semana passada, na qual as empresas informaram que quatro ambulatórios que ficam dentro das dependência da empresa serão mantidos (Xingó, Boa Esperança, Sobradinho e Milagres), enquanto a rede credenciada do plano de saúde ao redor não atender, e que a decisão de fechamento segue em relação aos ambulatórios de Recife e Paulo Afonso. Com relação à liberação dos dirigentes sindicais, a questão será resolvida pela empresa, que cumprirá o ACT.