Desde 2020, a fundação Celpos foi incorporada à Néos Previdência Complementar. Durante toda a incorporação, o SindurbPE e a Associação de Aposentados ficaram atentos para que a situação dos Participantes, Assistidos e pensionistas tivessem seus direitos preservados, sem nenhuma modificação na forma de concessão e manutenção de benefícios.
Para nossa surpresa, o Grupo Neoenergia solicitou uma reunião, no dia 07/04, com os aposentados para apresentar a sua proposta de mudança do Plano BD-PE (Benefício Definido), que é vitalício, para o CD-Néos (Contribuição Definida), que tem data de validade.
O SindurbPE, em conjunto com todos os sindicatos que compõem a Intersindical NE e a Associação dos Aposentados, repudia essa atitude perversa da Néos que, pela segunda vez, tenta levar essa proposta para aprovação do Conselho Deliberativo.
Essa imposição do Grupo Neoenergia só mostra o desrespeito com que os assistidos e participantes são tratados, sem o mínimo de consideração com quem ajudou a construir a empresa e fundou o Plano BD-PE.
Justamente, no momento de desfrutar da sua conquista, daquilo pelo qual a categoria lutou, a Néos impõe um modelo que não atende às necessidades dos seus participantes e assistidos do plano BD-PE.
Se a empresa insistir nessa atitude mau caratista, não teremos outra alternativa que não seja a mobilização para garantir nossos direitos!