No dia 10 de abril, o Sindurb entregou a pauta de reivindicação dos trabalhadores da Compesa e solicitou a abertura das negociaçōes. Sem respostas há mais um mês, o Sindicato enviou ofício, no dia 10 de maio, solicitando a abertura do processo negocial e a manutenção do ACT vigente, para que os trabalhadores não fiquem descobertos, uma vez que a data base do ACT da categoria é 01 de maio.
Após a cobrança do Sindurb, na última quinta-feira (11/05), o presidente da Compesa, Romildo Bezerra Porto, chamou o Sindurb para uma reunião a tratar do tema.
No dia seguinte (12/05), na reunião, estiveram presentes parte da diretoria da Compesa e seu presidente. Pelo Sindurb, estavam o presidente José Hollanda e os diretores José Barbosa e Wamberto Freitas.
Na ocasião, Romildo Bezerra entregou um ofício (publicado no verso) e alegou que, segundo a determinação da Governadora Raquel Lyra, todas as negociações das empresas do estado só se dariam a partir do mês de agosto, além disso, o presidente da Compesa pontuou algumas dificuldades para iniciar as negociações pela Companhia, como o rompimento do contrato de advocacia da empresa e contratação de novo escritório .